MyCliniData – Resultados de Análises Clinicas

Um portal online para acesso a resultados de análises clínicas foi disponibilizada aos utentes do Serviço Regional da Saúde (SRS). A apresentação deste projeto, decorreu no dia 20 de Junho no Centro de Saúde da Graciosa no âmbito de uma visita estatutária do executivo açoriano.

 Esta plataforma, MyClinidata, representa uma funcionalidade do Projeto de uniformização do sistema de informação laboratorial  (LIS) das Unidades de Saúde que integram o SRS e que permite ao Médico aceder aos últimos resultados laboratoriais do utente, independentemente da Unidade de Saúde  onde foram prescritas ou realizadas as análises.

 

 O MyClinidata é um serviço gratuito que permite ao utente aceder de forma segura aos seus resultados de análises clínicas, via cedência das devidas credenciais de acesso. De acordo com estimativas conservadoras, permitirá poupar anualmente pelo menos meia tonelada de papel e mais de 250.000 horas do tempo gasto por utentes, médicos e unidades de saúde, considerando que deixa de existir a necessidade de impressão dos resultados por parte das Unidades de Saúde, evitando perdas de tempo e outros custos associados a deslocações físicas do utente ao laboratório.

 “As principais vantagens deste projeto que hoje está em funcionamento pleno em toda a região prendem-se fundamentalmente com a desmaterialização”, afirmou Vaco Cordeiro, presidente do Governo Regional, destacando “o facto de muito mais facilmente, quer do ponto de vista do acesso, quer do ponto de vista da consulta, esses dados poderem ser acedidos em qualquer parte da região”. O executivo acrescentou ainda que “as análises clínicas suportam 70% das decisões de diagnóstico e tratamento”, facto que se reveste de maior relevância numa zona insular..

 O presidente do Governo Regional acrescentou ainda que este projeto se integra num conjunto de outros projetos, onde se inclui a telemedicina e a imagiologia, sendo que esta última ficará operacional este ano.

 

NOTA: Os Utentes, logo que credenciados pela Unidade de Saúde no ato de recolha de amostras para as análises, podem aceder ao “Site” em:

https://myclinidata.maxdata.pt/index.php/user/lab/srs