Apresentação de Resultados da Contratualização e Situação Financeira de 2015 – Hospitais EPE

Apresentação de Resultados de Contratualização do ano 2015 – Hospitais

 

No passado dia 24 de maio de 2016 foi realizada na Capela do Solar dos Remédios uma reunião de acompanhamento da contratualização com os membros dos Conselhos de Administração dos três Hospitais do Serviço Regional de Saúde.

 

Na sessão de abertura estiveram presentes o Exmo. Senhor Secretário Regional da Saúde, Dr. Luís Mendes Cabral, a Presidente do Conselho de Administração da Saudaçor, Dra. Luísa Melo Alves e o Vogal do Conselho de Administração da Saudaçor, Dr. Paulo Nunes.

 

A Dra. Luísa Melo Alves agradeceu a presença de todos e reforçou a importância destes encontros para que se possam unir esforços no sentido de promover melhores cuidados de saúde nos Hospitais do Serviço Regional de Saúde. O Sr. Secretário Regional da Saúde também dirigiu algumas palavras aos presentes, lamentando que o processo de contratualização com os Hospitais ainda não esteja ao nível do já implementado nas Unidades de Saúde de Ilha.

Foto 1

De seguida, a Dra. Ana Raquel Santos, Coordenadora do Gabinete de Gestão de Prestações em Saúde e Contratualização passou à apresentação dos resultados de produção hospitalar dos três hospitais da Região.

Foto 2

Na sua apresentação a Dra. Ana Raquel analisou a produção hospitalar do ano de 2015. De uma forma geral, foi possível verificar que, face ao ano de 2014, os hospitais do SRS aumentaram no número de consultas externas realizadas, tanto nas primeiras consultas como nas subsequentes. Para além disso, foi notório o esforço dos hospitais no aumento de cirurgias realizadas em regime de ambulatório.

Antes da pausa para almoço ainda foi possível assistir à apresentação do Dr. Hugo Lopes da IASIST, onde foi salientado as melhorias observadas durante o ano de 2015 no que respeita aos registos que são efetuados nos processos clínicos dos utentes nos hospitais da região.

Foto 3

 

Seguidamente, os Presidentes dos Conselhos de Administração dos Hospitais apresentaram os seus resultados financeiros no ano de 2016, fazendo referência às principais atividades em que foi registada poupança e outras áreas onde os custos foram influenciados negativamente.

Foto 4

Por fim, foi apresentado pela Dra. Ana Raquel o Plano Operacional da Telemedicina no Serviço Regional de Saúde.

Durante a discussão deste tema, foi salientada a importância deste projeto e a urgência na sua implementação em pleno na Região. Foi também reforçado que a nossa região tem as condições indicadas para que este projeto seja implementado com sucesso e com ganhos em saúde. É sabido que as características geográficas são uma barreira à deslocação entre ilhas, principalmente no que respeita às ilhas sem hospital. Pelo que, através da telemedicina os utentes açorianos terão um acesso mais facilitado a consultas de especialidade e com redução significativa no tempo de espera.

Em discurso breve, o Exmo. Secretário Regional da Saúde encerrou a sessão com palavras de apreço e reconhecimento pelo trabalho efetuado tanto pela Saudaçor, SA como pelos Hospitais do SRS.