6º Workshop Boas Práticas em Saúde no Serviço Regional de Saúde

No dia 4 de dezembro de 2019 decorreu, no Auditório Municipal das Velas, Ilha de São Jorge, o 6º Workshop de Boas Práticas em Saúde do Serviço Regional de Saúde, promovido pela Saudaçor, S.A com o apoio da USI São Jorge e das Câmaras Municipais das Velas e Calheta.

O evento contou com a presença da Secretária Regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, Conselho de Administração da Saudaçor, S.A., do Diretor Regional de Saúde, Tiago Lopes, do Presidente da Câmara das Velas, Luís Silveira, e da Vereadora da Câmara Municipal da Calheta, Vanda Oliveira.

Durante o evento foi possível assistir a um total de 14 exposições, das quais, 5 consistiram em apresentações de Boas Práticas realizadas por 5 USI. Foram também apresentadas 2 Boas Práticas conjuntas entre Hospitais e Unidades de Saúde, revelando a integração de cuidados no Serviço Regional de Saúde, 3 Boas Práticas individuais dos 3 Hospitais da RAA e, finalmente, 1 apresentação por parte do Centro de Oncologia dos Açores.

 

USI São Jorge – “Colaboração com o Plano Nacional de Prevenção da Depressão”;

USI Graciosa – “Black Box – Higiene das mãos”;

USI Corvo – “Small is Beautiful”;

USI Flores – “Boas Práticas em Saúde Pública”;

USI Faial – “Aplicação de Kinesiotaping nos problemas mamários da mulher que amamenta”;

COA – “A prevenção do cancro da mama feminina nos Açores”;

USI São Miguel – “Plano de Emergência Externo numa Unidade de Cuidados de Saúde Primários – Aplicação do MRMI”;

USI São Miguel e HDES – “Cuidados Paliativos: Integração e complementaridade de cuidados na Ilha de São Miguel”;

USI Terceira e HSEIT – “Resposta Integrada no âmbito da prestação de cuidados paliativos”;

Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, E.P.E.R. – “Linha 2222”;

Hospital da Horta, E.P.E – “Hospital amigos dos bebés”;

Hospital do Divino Espírito Santo, E.P.E – “Consulta de enfermagem do insuficiente respiratório”.

 

Tivemos, ainda, a oportunidade de dar a conhecer um projeto da Saudaçor, neste caso específico, “Quiosques e sistemas de chamadas de utentes na Região Autónoma dos Açores”, apresentado por Catarina Soledade, Técnica Superior do Gabinete de Gestão de Prestações em Saúde e Contratualização da Saudaçor, S.A e um projeto da Direção Regional da Saúde, denominado “Espaço para a Saúde Mental” e apresentado por Eduardo Azevedo, Coordenador da Comissão de Saúde Mental.

Finalmente, este ano, foram atribuídos prémios às três boas práticas que se destacaram ao nível da qualidade, originalidade, inovação, ganhos para a organização, acessibilidade aos cuidados de saúde, sustentabilidade para os cuidados de saúde, valor acrescentado para os cuidados de saúde, articulação e complementaridade entre e/ou com os serviços de saúde e replicação e transferibilidade.

 

As Boas Práticas premiadas foram as seguintes:

1º Lugar: “Cuidados Paliativos: Integração e complementaridade de cuidados na Ilha de São Miguel” da USI São Miguel e do Hospital do Divino Espírito Santo, E.P.E

2º Lugar: “Black Box – Higiene das mãos” da USI Graciosa;

3º Lugar: “Linha 2222” do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, E.P.E

 

Programa 6º Workshop Boas Práticas