Saudaçor enaltece Hospital da Horta pela Menção Honrosa do TOP5 ’17 – A Excelência dos Hospitais

A Saudaçor congratula o Hospital da Horta pela conquista de uma Menção Honrosa nos   prémios “TOP5 ’17 – A Excelência dos Hospitais”, atribuídos pela IASIST empresa multinacional que se dedica à realização de estudos de benchmarking que teve a sua primeira edição em Portugal em 2014 e tem como objetivo premiar os hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentam as melhores práticas clínicas. Este ano, pela primeira vez foram incluídos no estudo os 3 Hospitais da Região Autónoma dos Açores.

Trata-se de um projeto na área do benchmarking hospitalar, explorando as vantagens incontornáveis que resultam da comparação de resultados entre vários hospitais. Destacar-se-ão os conhecimentos disponibilizados para os Conselhos de Administração e profissionais dos hospitais sobre o seu desempenho, os seus pontos fortes e as suas áreas de melhoria.

Até ao ano passado, a IASIST avaliava os hospitais com base nos resultados em quatro dimensões: Qualidade (mortalidade, complicações e readmissões), Eficiência (demora média no internamento, produtividade por médico e enfermeiro e custos que os hospitais incorrem por doente) e Adequação (cirurgia de ambulatório).

Em 2016 alguns Hospitais iniciaram o registo da informação clínica dos doentes com base na nova classificação decorrendo deste fato, que a classificação desse ano não seria uniforme para todos os Hospitais. Assim a IASIST decidiu desdobrar o prémio em dois, e alterar a metodologia, ou seja, atribuiu, pela primeira vez, o “Prémio Consistência” e o “Prémio Evolução Clínica”, distinguindo, em cada um, cinco vencedores.

Estes prémios são caraterizados pela IASIST do seguinte modo:

O “Prémio Consistência” visa dar visibilidade aos hospitais que de uma forma consistente, durante os vários anos de análise, conseguiram ter os melhores resultados, tendo sido sempre nomeados ou vencedores.

O “Prémio Evolução Clínica” premeia os hospitais que tiveram a melhor evolução, independentemente de serem os melhores dando visibilidade aos hospitais que fizeram um bom caminho, que foram os que mais melhoraram, e nunca foram alvos de visibilidade porque nunca tinham estado nos três primeiros.

A distinção que o Hospital da Horta recebeu visa distinguir os hospitais, do designado “Grupo B” com melhor desempenho na evolução dos indicadores clínicos nos últimos três anos.

Ao contrário dos restantes Hospitais do SNS, no caso dos hospitais dos Açores apenas foram avaliados os resultados clínicos dos 2 últimos anos. Não obstante, o Hospital da Horta foi a unidade hospitalar que apresentou a melhor evolução na globalidade dos seus indicadores clínicos, quando comparado com os restantes hospitais do Grupo B.

A evolução dos seus resultados traduz-se, na diminuição do número de readmissões urgentes não esperadas, assim como na melhoria da adequação dos tempos de internamento face às características dos doentes tratados.

A cerimónia de atribuição de prémios teve lugar, dia 7 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa e contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração da Saudaçor, em representação da Região.

Prémio Evolução