Centro de Conferência de Faturas dos Açores

 Sistemas de Informação

A conferência de faturas de Medicamentos é uma atividade fundamental para o controlo da despesa do SRS AÇORES.

Neste contexto, surgiu o Centro de Conferência de Faturas dos Açores (CCF – AÇORES), com o objetivo de centralizar a conferência de faturas para pagamento pelo SRS AÇORES.

Aceda à plataforma

 

Com a criação do CCF, resultam diversos benefícios para o SRS AÇORES, prestadores e utentes, dos quais se destacam:

  • A conferência atempada das faturas apresentadas;
  • A redução dos erros de prescrição;
  • A redução de gastos com Medicamentos;
  • A redução dos custos de operação inerentes ao processo de conferência de faturas do SRS AÇORES;
  • A agilização e uniformização dos procedimentos de conferência.

No caso concreto das Farmácias, aos benefícios anteriormente referidos há ainda outros de relevo a acrescentar, nomeadamente:

  • Uma maior clarificação das regras de conferência aplicáveis;
  • A garantia de procedimentos de receção de documentação, conferência e pagamento uniformes em todo a RAA;
  • A visualização on-line do estado dos seus processos de conferência.

A concretização dos desideratos referidos implicou o estabelecimento de um conjunto de regras que permitem uniformizar e agilizar os procedimentos de conferência.

Tratando-se de um projeto de cariz inovador, que causa profundas mudanças nas regras e procedimentos do circuito de prescrição, dispensa, faturação e conferência, foi definido um período transitório de adaptação entre 1 de Novembro de 2015 e 31 de Março de 2016, para todos os intervenientes, altura em que serão estabelecidos regras e procedimentos definitivos.

A implementação teve início na ilha Terceira, em Novembro de 2015, tendo sido as restantes ilhas integradas progressivamente durante o período transitório, a partir de dezembro de 2015.

Por forma a garantir uma transição que não ponha em causa o normal funcionamento do circuito do receituário e o acesso ao medicamento pelos utentes, o impacto das novas regras e procedimentos são monitorizados e analisados periodicamente. Este trabalho é desenvolvido no âmbito de comissões paritárias previstas nos acordos em vigor, e de grupos de trabalhos com a Saudaçor, Centro de Conferência de Faturas e a Associação Nacional de Farmácias (ANF).

Em 14 de Março passado, S. Exa o Secretário Regional da Saúde visitou as instalações do CCF – Centro de Conferência de Faturas, na Praia da Vitória, onde assistiu à demonstração do processamento da documentação em fase de tratamento.