II Fórum da Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telesaúde (SITT)

Entre os dias 19 e 21 de janeiro a Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telesaúde (SITT) realizou o II Fórum Telesalut@ da SITT, em paralelo com a 4ª Jornada Luso-Brasileira de Telemedicina e Telesaúde e o I Encontro Regional de Telesaúde da Região Autónoma da Madeira, na cidade do Funchal.

O encontro analisou a importância da Telesaúde como ferramenta de apoio ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Serviços Regionais de Saúde (SRS), telemonitorização e telepatologia. Em concreto, teve como objetivos fundamentais divulgar a Telesaúde, enquanto ferramenta importante para aumentar a acessibilidade e a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes, ajudar a implementar a Telesaúde e Telemedicina nas Regiões Autónomas e cativar os profissionais de saúde para a utilização da Telesaúde.

O evento contou com a presença do investigador Manuel Sobrinho-Simões, conceituado patologista, que expôs a importância da utilização da patologia digital, num contexto onde existe um défice de médicos especialistas em anatomia patológica. Adicionalmente, ao tema da Telepatologia (diagnóstico patológico por vias digitais), foram retratados temas como a Telemonitorização (monitorização de doentes e consultas à distância), a implementação da Telesaúde e Telemedicina nas Regiões Autónomas, e o papel da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) na Telesaúde, entre outros.

O Fórum da SITT teve a colaboração da Ordem dos Enfermeiros da região autónoma da Madeira e da Secretaria Regional da Saúde da Madeira.

A Saudaçor esteve representada na pessoa da Dra. Ana Raquel Santos, que participou na Mesa sobre o tema “Telesaúde / telemedicina das regiões autónomas”

 

II Encontro SITT