I Encontro de Telemedicina do SRS – Fotografias

O I Encontro de Telemedicina do SRS, com iniciativa e organização da Saudaçor, S.A., decorreu no passado dia 22 de Outubro no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo (CCCAH). Este evento contou com a presença de profissionais de saúde de comprovado mérito de diferentes instituições e grupos de trabalho do Serviço Regional e Nacional de Saúde, que apresentaram no âmbito de diferentes especialidades clínicas as suas experiências na área da Telemedicina.

Este encontro visou essencialmente promover uma reflexão sobre a Telemedicina e o seu papel no futuro e desenvolvimento do SRS, assim como sensibilizar os profissionais para as mais-valias desta tecnologia. A abertura do evento contou com a presença do Sr. Secretário Regional de Saúde, Dr. Luis Cabral, que iniciou o evento com a referência a um documento de estratégia elaborado há 16 anos, justificando assim que, embora não seja um projeto novo para o SRS, a prática da Telemedicina está ainda pouco consolidada, persistindo alguma relutância na sua utilização.

A mensagem mais marcante e difundida ao longo do evento foi que, dadas as especificidades próprias do SRS, relativamente ao isolamento devido à insularidade, aos recursos limitados e à procura dispersa, há uma vontade clara de garantir o acesso a cuidados de saúde a todos os Açorianos.