4º Workshop de Boas Práticas em Saúde do Serviço Regional de Saúde – Ilha Terceira

Decorreu, no dia 7 de dezembro de 2017, no concelho da Praia da Vitória o 4º Workshop de Boas Práticas em Saúde do Serviço Regional de Saúde, evento promovido pela Saudaçor, S.A.

O evento contou com a presença do Exmo. Sr. Secretário Regional da Saúde, Dr. Rui Luís, da Presidente e Vogais do Conselho de Administração da Saudaçor, S.A., Dra. Luísa Sousa Melo Alves, e Drs. Paulo Nunes e João Macedo, da Diretora Regional de Saúde, Dra. Tânia Cortez e do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Dr. Tibério Dinis.

Na sessão de abertura o Dr. Rui Luís assegurou que há boas práticas em todas as Unidades de Saúde acrescentando que é necessário fazer um esforço para promover aquilo que fazemos bem por contraponto “aquilo que constantemente nos imputam como fazendo mal”. Para a Dra. Luísa Melo Alves, estes encontros têm como principais objetivos: promover a partilha de boas práticas, com vista a replicar as mais-valias das mesmas no SRS; dar visibilidade ao trabalho dos profissionais ou equipas dos serviços de saúde que, no seu quotidiano desenvolvam projetos com qualidade nas vertentes da equidade, efetividade, eficiência e inovação; suscitar o desenvolvimento de ações de mudança; promover o debate entre profissionais que, embora inseridos num mesmo e único SRS, por vezes confinam-se à realidade da sua ilha, abstraindo-se da visão do todo e do fim único que partilham que é o utente e o bem-estar do mesmo… A obtenção de um SRS mais efetivo, eficiente e sustentável é um desafio que envolve todos os intervenientes no Sistema Regional de Saúde num esforço de cidadania em que todos devem participar.

Durante o evento, que este ano contou pela 1ª vez com as apresentações por parte dos 3 Hospitais da RAA, foi possível assistir a um total de 12 exposições, das quais, 10 consistiram em apresentações de boas práticas realizadas por 7 Unidades de Saúde de Ilha do Serviço Regional de Saúde e 3 apresentações por parte dos Hospitais.

Estas apresentações tiveram subjacentes os seguintes temas:

USI Terceira“Projeto de intervenção arco-íris de sabores: introdução de alimentos no 1º ano de vida”;

USI Terceira – “Implementação de programa de auditorias internas”;

USI Terceira – “Medicação potencialmente inadequada em idosos – Consulta de Revisão Terapêutica”

USI Faial“Plano assistencial integrado da diabetes na USI Faial”;

USI Pico“Pequena cirurgia na USIP”;

USI São Jorge“Rastreio do cancro de pele”;

USI Graciosa“Telemedicina de dermatologia na USI Graciosa;

USI São Miguel“Salminuir”;

USI São Miguel – “Enfermagem de reabilitação em contexto domiciliário”;

USI Flores“Projeto de promoção de alimentação saudável – alimenta o teu sorriso”;

HDES“Bombas subcutâneas de perfusão contínua”;

HH – “Do circuito cirúrgico à gestão da relação com o utente”;

HSEIT“Indicadores sensíveis aos cuidados de saúde”