2 Workshop de Boas Práticas em Saúde do Serviço Regional de Saúde

2º Workshop de Boas Práticas em Saúde do Serviço Regional de Saúde – Fotografias

Decorreu, no dia 3 de dezembro de 2015, na ilha do Pico o 2º Workshop de Boas Práticas em Saúde do Serviço Regional de Saúde no Auditório do Museu dos Baleeiros das Lajes do Pico, evento promovido pela Saudaçor, S.A.

Este evento visou, essencialmente, promover a partilha de saberes, práticas e experiências entre todos os profissionais destas unidades. No que respeita aos objetivos específicos sublinham-se:
– A promoção de uma maior interação entre profissionais;
– Aprofundar e partilhar conhecimentos teóricos e práticos relevantes ao exercício profissional;
– Apresentar e discutir diferentes opções de trabalho clínico e de gestão;
– Desenvolver a capacidade reflexiva dos profissionais necessária à mudança de práticas em saúde mais consistentes com os novos desafios.

A abertura do evento contou com a presença do Sr. Secretário Regional da Saúde, Dr. Luís Cabral, do Conselho de Administração da Saudaçor, S.A., bem como dos Presidentes da Câmara das Lajes do Pico, São Roque do Pico e do Vereador da Câmara Municipal da Madalena. Na sessão de abertura o Dr. Luís Cabral referiu que os projetos que iriam ser apresentados refletiam “o trabalho de cada uma das unidades e do Serviço Regional de Saúde como um todo”, manifestando, por isso, a convicção de que resultassem desse encontro “soluções práticas para aplicar no dia-a-dia”. A Dra. Rosa Valente de Matos, Presidente da Saudaçor, S.A reforçou a importância destes encontros, uma vez que “são uma forma privilegiada de partilhar experiências e destas serem replicadas por toda a região” acrescentando, ainda que “com a partilha de boas práticas ganhamos todos, sobretudo, os utentes”.

Durante o evento foi possível assistir a um total de 12 exposições, das quais, 10 consistiram em apresentações de boas práticas realizadas por 7 Unidades de Saúde de Ilha do Serviço Regional de Saúde, 1 apresentação foi realizada pelo Presidente do Conselho de Administração do Centro de Oncologia dos Açores e, finalmente, tivemos a oportunidade de contar com a presença especial do Dr. André Biscaia, Médico de Família da USF Marginal do ACES de Cascais que apresentou o tema “Motivação e contratualização: os motores das equipas e das organizações”.

 

Recursos